6 Dicas Para Dominar o YouTube

Quando alguém quer procurar algo na internet onde esta pessoa vai? No Google, certo? Hoje o Google é o maior buscador do mundo e isso não é novidade para ninguém. Mas algo que muitas pessoas não sabem é que o segundo maior buscador do mundo é o Youtube.

Isso mesmo!!!

O Youtube é o segundo maior site de buscas de todo o mundo e especialmente no Brasil o acesso do Youtube é muito alto, pois o brasileiro adora assistir vídeos na internet. Neste artigo eu quero falar um pouco sobre como dominar o youtube e atrair muito tráfego na internet através de vídeos.

Vamos ver algumas técnicas práticas para Youtube.

1) Fortaleça o seu Canal do Youtube

Esta é uma dica muito boa para quem quer usar o Youtube de forma séria e espera ter resultados duradouros. Você precisa ter um canal forte no Youtube para potencializar os seus vídeos.  Mas como fazer isso? Aqui vai algumas dicas práticas:

a) Quando criar o seu canal, insira o máximo de informações possível. Você poderá informar o endereço do seu blog ou site, poderá inserir uma descrição para o seu canal, colocar foto no topo do canal, etc.

b) Publique bastante vídeos em seu canal. Quanto mais vídeos relacionados ao tema central, mais forte seu canal vai ficar. Se você possui um blog, uma dica legal é gravar uma versão dos seus artigos do blog no formato de vídeo. Pode ser uma apresentação de slides com a sua voz narrando ou um vídeo filmando você mesmo dando as dicas que escreveu no artigo para o seu blog.

c) Consiga o máximo possível de inscritos em seu canal. As pessoas que se inscreverem serão notificadas assim que você publicar um vídeo novo no Youtube. Isso vai aumentar muito o seu resultado com seus vídeos. Uma forma simples de aumentar o número de inscritos é criar o hábito de convidar as pessoas para se inscreverem ao final de cada vídeo que você publicar.

youtube

youtube

2) Chamada para Ação nos Vídeos

Sempre que você publicar um vídeo, você deve acrescentar ao final do vídeo uma chamada para ação. Esta chamada para ação é um convite ao espectador para que ele faça algo que você deseja. No tópico anterior nós já vimos que é importante convidar o espectador a se inscrever em seu canal para acompanhar outros vídeos, mas outras chamadas para ação que você pode fazer são:

a) Convidar o espectador a deixar um comentário abaixo do vídeo dizendo o que achou ou contando uma experiência que ele teve sobre aquele assunto específico.

b) Clicar nos botões de gostei que fica abaixo do vídeo. Tente algo do tipo: “Se você gostou desta dica, clique no botão de gostei que está abaixo deste vídeo. Sua opinião é muito importante pra mim.”

3) Otimize seus vídeos

Quando alguém procura algo no Youtube, os melhores resultados aparecem na primeira página, você precisa otimizar os eu vídeo ao máximo para ele aparecer ali também. Abaixo seguem algumas dicas para otimizar os seus vídeos no Youtube:

a) Dedique tempo na criação do título do seu vídeo. O título é um dos atributos mais importantes neste processo de otimização. O seu título tem que conter as palavras que as pessoas mais procuram sobre aquele assunto. Escreva pelo menos 4 opções de título para o seu vídeo e escolha a melhor delas. Este exercício é simples mas pode facilmente multiplicar as visualizações do seu vídeo e também o seu tráfego.

b) Crie uma descrição otimizada. Não desperdice a descrição com qualquer frase sem sentido. Escreva ali realmente o que o seu vídeo vai ensinar e qual o problema que o seu vídeo vai resolver na vida da pessoa. Isso pode melhorar muito o posicionamento dos seus vídeos no Youtube.

c) Não se esqueça de convidar as pessoas a comentarem, curtirem e compartilharem o seu vídeo. Quanto mais sinais de qualidade os espectadores deixarem no seu vídeo, mas qualificado ele fica para aparecer na primeira página do Youtube.

4) Atrair o tráfego do seu concorrente

Quando alguém está assistindo um vídeo, o Youtube sugere outros vídeos relacionados ao final do vídeo e também na barra lateral do YouTube. Isto pode ser uma ótima forma de você atrair o tráfego do seu concorrente e aproveitar a audiência dele para você crescer também. A dica aqui é você pegar um vídeo do Youtube relacionado ao seu nicho e que tenha muitas visualizações. Você deverá criar um vídeo falando sobre o mesmo assunto para que consiga atingir as mesmas pessoas. Até ai não tem nada de novo, mas a dica não é só isso…

Depois de criar o seu vídeo você vai subir ele para o seu canal do YouTube. Na hora de informar o título, descrição e as etiquetas (tags), você vai praticamente copiar estas informações do vídeo que está gerando muitas visualizações. É claro que não irá colocar o mesmo título e a mesma descrição. Talvez você coloque uma palavra a mais, ou mude algum detalhe na descrição, mas a ideia é ser bem parecido para que o Google identifique como um vídeo muito relacionado. Desta forma você conseguirá ser listado como um vídeo relacionado e aparecer nas sugestões do YouTube quando alguém visualizar os vídeos do seu concorrente.

Obs: Para achar as etiquetas ou tags que o seu concorrente está utilizando, basta visualizar o código fonte da página e pesquisar pelo texto: <meta name=”keywords”

5) Impedir que o seu concorrente roube o seu tráfego utilizando a técnica acima

Da mesma forma que você pode usar a técnica acima para roubar o tráfego do seu concorrente, ele também pode fazer o mesmo para roubar o seu tráfego. Agora eu vou ensinar você a impedir que isso aconteça.

É importante afirmar que é o YouTube que decide qual vídeo ele vai sugerir nos vídeos relacionados. Então não é possível afirmar que você irá bloquear 100% dos vídeos do concorrente, mas se fizer isso com certeza terá bem mais sucesso no YouTube.

a) Crie uma etiqueta exclusiva sua que ninguém vai utilizar e coloque esta etiqueta em todos os vídeos seus. Isso vai fazer com que o YouTube perceba que os seus vídeos são todos relacionados e assim irá exibir os seus vídeos como sugestão e não os do concorrente. Ex: “290videojonathan333″

b) Crie uma marca própria para colocar em todos os títulos do seu vídeo. No meu caso, eu sempre coloco “| Jonathan Taioba” ao final de cada vídeo do meu canal. Isso ajuda também ao YouTube perceber que os meus outros vídeos falam sobre o mesmo assunto, assim ele vai sugerir os meus vídeos ao invés de sugerir os do concorrente.

c) Uma terceira estratégia é um pouco mais trabalhosa, mas pode funcionar muito bem. Você pode criar outro canal no Youtube para falar sobre o mesmo assunto, sendo assim quando criar um vídeo você pode criar outro vídeo parecido e colocar no outro canal do Youtube, usando o título, descrição e etiquetas parecidas com o vídeo principal. Assim o Youtube irá sugerir os vídeos deste outro canal seu, diminuindo as chances de aparecer um vídeo do concorrente.

6) Dica Para Dobrar O Seu Tráfego

Muitas pessoas fazem uma chamada para ação em seus vídeos que é convidar o espectador a acessar o seu blog ou site. Esta técnica é muito importante, mas você pode potencializar suas visitas de forma assustadora se você facilitar ao espectador este acesso ao seu blog.

Imagina se você pudesse inserir um link para o seu blog dentro do vídeo do youtube. Quando você estiver falando algo no vídeo, você pode dizer: “Para visitar o nosso blog, clique neste link que está aparecendo aqui dentro do vídeo.”

Assim a pessoa não vai precisar digitar o endereço do seu blog ou procurar no Google, basta clicar no link e ela já vai direto para o seu blog.

Hoje é possível fazer isso dentro do Youtube. Basta seguir um passo a passo. Abaixo eu vou colocar o link para um vídeo que explica o